1. O que pensamos como Educação Infantil
Reconhecer que a criança é um ser em desenvolvimento e que na primeira infância tem suas próprias necessidades, seus desejos, sua forma de pensar e de agir, nos faz caminhar positivamente no sentido de organizar uma escola que contribua para as experiências únicas deste período da vida.
Para o ISJOB, a escola da primeira infância tem três preocupações principais: contribuir para a socialização da criança; ampliar suas capacidades perceptivas e cognitivas e transmitir conhecimentos valorizados por nossa cultura.
O papel de socialização da escola reflete-se na interação da criança com outras crianças e com os adultos. Participar, compartilhar, planejar, construir cooperativamente, jogar e reconhecer direitos e deveres numa esfera mais ampla do que a familiar é necessidade infantil que precisa ser suprida.
As capacidades perceptivas e cognitivas das crianças são desenvolvidas através de atividades de caráter predominantemente lúdico. Atividades de arte, música, literatura infantil, jogos, passeios, entre outras, são as experiências de aprendizagem que tem sentido e significado para as crianças nesta idade.
Já na educação infantil os conhecimentos universais das áreas de ciências naturais e humanas, linguagem oral e escrita, matemática e artes, devem ser garantidos como forma de facilitar a compreensão e interação pela criança do mundo em que vivemos.
2. O nosso trabalho
A opção do ISJOB é trabalhar com uma metodologia baseada num ensino aberto e participativo, onde o professor constrói com seus alunos desde o processo de planejamento até a avaliação das atividades do dia. O ensino participativo é mais significativo porque os interesses, expectativas e necessidades dos alunos estão sendo verdadeiramente considerados. A educação, atualmente desenvolvida em nossa escola, tem como objetivo principal contribuir na formação de nossos alunos para que possam interpretar a realidade de forma crítica e interagir socialmente com autonomia e responsabilidade.
3. O cotidiano em nossa escola
O nosso cotidiano é marcado por dois tipos de atividades: as atividades diárias (entrada, saída, planejamento do dia, calendário do tempo, avaliação do dia, arrumação e limpeza da sala, lanche e higiene) e atividades variadas que acontecem de acordo com planejamento e atendem aos objetivos estabelecidos (passeios, lanches coletivos, pesquisas e tarefas de casa).
4. Conteúdo
Existe um conteúdo básico a ser desenvolvido na escola de educação infantil. Esses conteúdos são estruturados a partir da ideia de unidades temáticas, que geram atividades pedagógicas.
A cada bimestre são escolhidos um ou mais temas em torno do qual vão girar as atividades principais da turma. Esse tema pode ser escolhido pelo professor dentro de um conjunto de temas cíclicos que interessam as crianças nessa fase ou por temas gerados a partir de situações vividas por elas.
5. Avaliação
Na Educação Infantil, trabalhamos com uma concepção de ensino que contempla a AVALIAÇÃO como processo diário em que o aluno é observado em diferentes situações de aprendizagem e acompanhado através de registro do seu desenvolvimento.
6. A participação dos pais
O diálogo estreito entre a família e a escola é fator de grande importância para o processo educativo que nos propomos a desenvolver.
É através desse diálogo que os pais poderão conhecer melhor a proposta pedagógica que está sendo trabalhada pela escola e ainda fornecer mais subsídios no que se refere ao conhecimento da realidade de vida de seus filhos, possibilitando desta forma uma melhor adequação curricular.
São realizadas reuniões bimestrais com os pais para entrega das avaliações dos alunos e a apresentação do planejamento para o semestre seguinte. São organizados também outros momentos de integração como festas, passeios, etc…
7. Adaptação
Qualquer mudança de ambiente físico ou social supõe uma adaptação do indivíduo. Nós do ISJOB nos preocupamos em facilitar este processo para a criança, para que essa mudança de ambiente seja uma experiência positiva, desenvolvendo o gosto pela Escola. Sendo assim, no início do ano, o aluno em processo de adaptação receberá um horário diário especial de permanência na escola, com um acompanhante de sua convivência.
8. Formação das turmas
O ISJOB atende a criança com idade mínima de 2 anos, completos até 31 de março. As turmas são formadas a princípio pelo critério de idade. São quatro: 2-3 anos (Maternal 1), 3-4 anos (Maternal 2), 4-5 anos (Pré 1), 5-6 anos (Pré 2), observando, entretanto, as diferenças individuais.
9. Aniversários
Aniversários podem ser comemorados na sala de aula, quando combinados com antecedência com a professora.
10. Material escolar
A escola trabalha com material coletivo. Desta forma, ao início do ano letivo cada aluno recebe uma lista do material necessário para compor um estoque de uso comum. Assim, não é necessário que sejam marcados com o nome do aluno os materiais entregues.
Também não é necessário que tragam diariamente materiais como: lápis de cor, apontador, borracha, papel, etc…
Esse material pode ser adquirido em qualquer papelaria.
Além deste material, que é de uso coletivo, cada aluno receberá no início do ano uma pequena relação de materiais de uso exclusivo do aluno: pasta de dente, toalha, pente, etc…